Projeto 365 Fotos

Estou iniciando hoje, 01/01/2013, o Projeto 365 fotos.

Todos os dias publicarei uma foto e farei um breve comentário. Será a visão de uma amadora que ama fotografar e significar. Espero que gostem e acompanhem esse ano de magia e imagens, contribuindo com seu importante e bem-vindo comentário.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Fotos e lembranças

Eu amo fotos antigas! Em papel fotográfico, em preto e branco ou coloridas.
Elas possuem um poder mágico, transcendente. Vão além do momento, do tempo, da imaginação.
Tem a coisa do toque, da verdade sem retoque. Não adianta reclamar, está evidente: a careta, o olho fechado, alguém chamou e a tia virou o rosto na hora da foto, a boca aberta e o garfo cheio a meio caminho... A avó orgulhosa que posou rodeada pelos netos, a tia vaidosa com seu coque (antigo) e vestido de festa. O avô, o pai, a mãe e os irmãos com cara de peraltas e até você (ou eu), pequena, de "chuquinha"...

Fotos amareladas pelo tempo,carregando recordações de momentos bem vividos.
Juro, não é saudosismo. É paixão mesmo, não pelo passado, mas pelas lições que a vida deu, pelas boas marcas que o tempo deixou; afinal, tudo o que somos hoje é resultado disso.

Concordo que hoje tudo é mais prático, guardar fotos de uma vida inteira não requer espaço. Podemos apagar as fotos que não gostamos ou consertá-las: afinar a silhueta, eliminar rugas, tirar olhos vermelhos etc.
Mas, sinceramente, quem tem paciência pra ficar sentado com a família, no sofá da sala, vendo inúmeros CDs de fotos? Os avós adormecem, as crianças bagunçam, os jovens comentam uma ou outra para logo conversarem entre si.
Agora, abram uma caixa com fotos. Ninguém resiste! Logo os avós estão contando histórias do passado, as crianças se aproximam curiosas querendo saber que é esse ou aquele, os jovens começam a brincar em torno das imagens, roupas, estilos etc.
Tenho minhas fotos em DVDs, mas não me disfaço das fotos impressas... e você?

Nenhum comentário:

Selo Senhora Persona - Gostou? Leve-me com você.

Photobucket