Senhora Persona... que se adapta aos ambientes e se faz desejada. Não um desejo qualquer, mas o desejo de ser desejada, de ser aceita. Senhora Persona, que esconde rostos e almas e que expõe convenções. Senhora Persona não tem sexo, anjo de mil faces que pode ser homem ou mulher; hetero ou homossexual. Uma máscara de aço ou de veludo, atarracada ou frouxa... é assim que nos apresentamos ao mundo, que nos relacionamos... cada um representando o papel que mais lhe convém.
Projeto 365 Fotos
Estou iniciando hoje, 01/01/2013, o Projeto 365 fotos.
Todos os dias publicarei uma foto e farei um breve comentário. Será a visão de uma amadora que ama fotografar e significar. Espero que gostem e acompanhem esse ano de magia e imagens, contribuindo com seu importante e bem-vindo comentário.
sábado, 13 de junho de 2009
Nosso maior medo
Lendo esta mensagem de Nelson Mandela comecei a lembrar de pessoas que se encaixam perfeitamente nesse quadro. Que não tentam, não se arriscam nem, tampouco, vencem seus medos e limitações. São criaturas que vivem à sombra, temendo a claridade. São os que vivem aprisionados em si mesmos. À primeira vista pensamos se tratar de alguém com um profundo complexo de inferioridade. Não discuto. Mas ao analisarmos mais atentamente, percebemos nesses indivíduos possuem também uma boa dose de orgulho. Por que temem críticas? Por que temem não ser bons o bastante? Temem não alcançar suas idealizações. Somos assim, idealizamos situações, acontecimentos e nos sentimos paralisados ante a possibilidade de que não saia como imaginávamos. Algumas pessoas se arriscam, outras escolhem o anonimato.
Ao se arriscar o indivíduo está exposto a conseguir ou não, ou seja, pode sair vitorioso ou apenas mais experiente. De qualquer forma, se estiver de bem consigo mesmo, não se sentirá um perdedor. O outro, o que teme a vida, sente medo da vitória mais do que da derrota. Como se acha um perdedor, não espera chegar ao fim do caminho, mas se conseguir o que almeja, desnorteado não saberá o que fazer. É isso que o amedronta. E se eu ganhar hoje e, ineficiente, perder tudo amanhã? Ao mesmo tempo, muitas das vezes nota-se lado a lado com o complexo de inferioridade o de superioridade, porque aquele que não caminha tem tempo de criticar o que anda e o faz com maestria. Diz como deveria ser ou fazer e justifica que se tivesse condições "faria e acontecia", mas como não pode...
É, em muitas das vezes, exigente e perfeccionista. Não consegue ouvir um não e se melindra em qualquer discussão que não lhe seja favorável.
Percebe-se, então, que o maior medo é perder, é ter contato com o outro e não agradar. É não se manter no posto que criou pra si.
Faz suposições e se resguarda daquilo que, costumeiramente, chama de decepção e que deveria ser chamado de construção.
E você o que acha? Deixe seu comentário, vamos expandir essa reflexão.
3 comentários:
a maioria das vezes o nosso orgulho nos impede de crescer, pois com medo do dedo sujo alheio (as críticas), deixamos de fazer oque talvez nos dê uma realizaçao (financeira ou pessoal)ou simplesmente não o fazemos,como voce disse,por medo de nao saber oque fazer com o sucesso, medo das pessoas criticarem por ter chegado tão alto. Somos seres inteligentes, todos nós podemos tudo!! basta querer não tenha medo de errar, Pense nisto... e mude sua vida AINDA HOJE!
Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!
muitas vezes o nosso orgulho nos atrapalha, suas palavras são verdadeiras, agora o difícil é sair desta situação e enfrentar o medo.Acredito que o primeiro passo é nos conhecer este é o ponto de partida...
Postar um comentário